

Mais de três mil anos de história confirmam e garantem a viabilidade de uma das mais antigas técnicas da arquitetura vernacular. Para fazer o tijolo de adobe qualquer barro serve, não exige mistura precisa de argila e areia, é seco ao sol e não leva mais do que três dias para ficar pronto. É largamente utilizado pelas populações tradicionais ao redor do mundo. Em algumas cidades do interior do Brasil tijolo de seis furos não tem "vez", pois o adobe é predominante na arquitetura local.
O tamanho do bloco varia conforme o tamanho da fôrma e a largura de parede desejada, mas a receita básica é a mesma: terra, água, palha picada e as fôrmas, geralmente de madeira. A terra é misturada com água e pisada até formar uma mistura homogênea. Depois de colocada nas fôrmas, estas são retiradas e o tijolo é deixado ao sol para secar.
A terra utilizada em adobe é obtida através de escavações em diversos locais de um lote, descartando a primeira camada, que é muito rica em matéria vegetal. De cada uma das escavações é tirada uma amostra que será usada para testes.A cor da terra não deve ser negra nem branca, podendo ser usadas as de cor castanha e vermelhas, mas a ideal é amarelo-claro. A terra não deve cheirar a mofo (sinal de que contém vegetal). A terra boa para construir tem a mesma proporção de areia e argila, ou até duas de areia para uma de argila.
Pode-se criá-la com o seguinte traço:
Areia - 4 a 8 partes
Argila - 4 partes
Água - 4 partes
Dependendo das condições da terra, são necessárias algumas alterações nas proporções. Uma forma de deixar o adobe mais resistente (à umidade ou ao desgaste do tempo) é acrescentar emulsão de asfalto ou óleo queimado (utiliza menos material), mas a melhor opção é acrescentar esterco, pois ajuda a combater os insetos.
Também pode-se adicionar palha, capim ou folhas de pinho, sempre picados.
Preparação da terraA terra selecionada deve ser amontoada e coberta com palha de curral durante alguns dias, para "azedar". Joga-se uma pá de areia e duas de pó de esterco. Após deixar a terra descansar, vai-se retirando determindadas quantidades, acrescentando água e misturando bem com os pés descalços.
Moldagem
Os adobes podem ter várias dimensões, e as mais usadas são 5x10x20, 8x10x40 e 10x15x30, mas pode-se fazer tambem moldes com formas diferentes, como curvas, trapézios. Os moldes podem ser feitos de madeira ou de metal. Nos extremos prega-se uma varinha para facilitar o manuseio. A madeira dos moldes deve estar limpa e lisa.
Para impermeabilizar o molde, aplica-se uma camada de óleo queimado, ou piche misturado com petróleo ou querosene
Passos
-
molhar o molde com água.
-
jogar uma pá da mistura e bater bem nos cantos.j
-
ogar mais uma pá e nivelar a parte de cima.
-
molhar as mãos e alisar a superficie.
-
desenformar com cuidado.
-
deixar secar por 20 dias antes de utilizá-los.
Os adobes não devem secar ao sol, para evitar rachaduras e deformações, se não puderem ficar na sombra devem ser cobertos com folhagem e periodicamente molhados.
Quando estiverem endurecidos, devem ser colocados em fileiras abertas para arejar, e ficar assim por uns 15 dias. Pode-se fazer adobes mais leves, colocando dentro deles materiais descartáveis como latas, garrafas, caixas de leite ou espigas de milho.
Vantagens:
-
O barro é um material reutilizável. Quando não cozido, pode ser triturado e umedecido para voltar ao estado original. Sendo assim não gera resíduos em uma obra e não contamina o ambiente.
-
O barro é um material econômico. Pode ser encontrado na maioria das vezes, próximo aos locais de obras e, por vezes, pode vir a substituir outros materiais de construção. Não necessita de muita energia integrada à obra, ou seja, em sua preparação, transporte e armazenagem, muito pouco é gasto.
-
Excelente regulador de umidade, o barro tem a propriedade de expelir e armazenar água devido à alta capilaridade de suas moléculas. É um material muito poroso. Construções de barro podem absorver até 30 vezes mais umidade do que uma de tijolo cozido. Ambientes sob paredes de barro se tornam salubres, pois há pouca variação de umidade, normalmente estabilizam em 50 % o ano todo.
-
O barro é um ótimo isolante térmico, mantendo a temperatura dos ambientes sempre balanceados.
-
O barro preserva materiais orgânicos dentro de sua mistura. Devido à alta capilaridade e ao baixo equilíbrio de umidade, o material totalmente envolto ao barro e sem contato com o exterior se mantém protegido de fungos e insetos que não conseguem se proliferar.
Desvantagens
-
As construções com terra ou adobe devem ser protegidas da umidade. O barro não é um material impermeável e se desintegra rápido ao contato direto com a chuva.
-
Uma construção unicamente edificada com terra não é própria para edifícios com mais de um pavimento, principalmente em climas que não sejam secos.
-
O barro não é um material padronizado. A quantidade e o tipo de areia, argila e outros agregados varia de cada lugar onde a terra é extraída.
-
Ao secar, o barro se contrai e podem aparecer fissuras. Para diminuir este processo é necessário, (enquanto o barro seca), mantê-lo sempre umedecido para que não seque rápido demais.

Adobe

Projeto Kanobia

Projeto Kanobia