top of page

Apresentação

 

Kanobia é um grupo de pessoas que decidiram viver juntas, para baixar a sua pegada ecológica e encontrar soluções alternativas. A procura é feita experienciando o conhecimento de forma epistemológica, tentando criar um caminho para um novo paradigma definido hoje como desenvolvimento sustentável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste site existem diversas informações para auxiliar a compreensão do visitante do que se trata Kanobia. Inicialmente diz respeito à vida, ou melhor, ao modo de viver, necessitando por isso uma abordagem holística para que as mais diversas áreas possam ser integradas ao modo de vida, formando assim uma compreensão mais real e completa do que é Kanobia.

 

 

 

 

 

A decisão de viver juntos em uma ecovila é comum a um movimento intencional em crescimento que acontece por todo o mundo. Cada vez mais é incentivado pelos próprios governos afim de se achar uma solução para equilibrar o desenvolvimento moderno. De acordo com isso, a Ecovila Kanobia se esforça para disseminar os seus conhecimentos teóricos, tecnológicos e diplomáticos para auxiliar pessoas que desejam realizar uma mudança similar em suas vidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dessa forma, a ideia sintetizada é a de uma Ecovila exemplo de soluções modernas, disseminadora deste conhecimento adquirido através do trabalho comunitário e inclusivo.

 

O planejamento inicial da ecovila trata-se de 15 casas para os moradores, com suas respectivas infra-estruturas básicas, tais como: captação da água, tratamento de esgoto, sistema elétrico, hortas e criação de animais.

 

Soma-se a estas estruturas o pólo educacional que consiste em 50 pequenos domos para a hospedagem dos alunos, assim como cozinha e banheiro comunitários. O local de aprendizado são as oficinais usadas para construir a ecovila: carpintaria, metalurgia, cerâmica, pintura e outras. Neste ambiente o aluno poderá se integrar com uma vida rural sustentável aprendendo técnicas de subsistência e práticas terapêuticas como yoga, reiki, meditação, tai chi chuan e outros. O benefício de intercâmbio cultural entre os alunos e também com a sociedade é de valor incalculável. O aluno poderá também através de sua própria inspiração desenvolver seu potencial artístico e projetos de pesquisa através das oficinas a seu dispor. Ajudando o desenvolvimento sustentável participativo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este poder de construir junto às pessoas, realizando encontros e que ao mesmo tempo fortalece o turismo, contrata pessoas locais, traz professores de longe, profissionaliza jovens, promove a saúde e realiza um trabalho de educação ambiental com prazer é o objetivo que queremos alcançar. Este caminho se faz com a participação ativa de cada pessoa, pois todos tem um papel fundamental na elaboração, discussão e realização do projeto.

 

Todas as pessoas interessadas estão convidadas a participar desse processo de construção da ecovila, o qual poderemos trocar experiências e consolidar o conhecimento da sustentabilidade.

 

 

 

Sejam muito Bem-Vindos !
Bioconstrução
&
Geometria Sagrada

Permacultura

+

Sistema Circular

Closed-loop

Sustentabilidade

Modelo Linear

vetor de retroalimentação

Velho Paradigma - Competição pelo capital

Novo modelo de desenvolvimento -

Cooperação pelo bem comum = Transformação da consciência e de valores

Exploração de recursos naturais

Produção de bens não duráveis

Descarte dos resíduos

A Rede Mundial de Ecovilas (GEN) registra redes de todo o mundo: na Europa existem 20 redes nacionais; na América existem 9 redes classificadas por bioregião; a Ásia tem uma rede menos desenvolvida mas que está crescendo; e a África acabou de formar sua primeira rede regional.

 

Não se sabe quantas ecovilas existem realmente. Historicamente elas mal começaram a surgir e muitas ainda não se registraram na GEN. O número mínimo estimado é de 5 mil ecovilas, a suposição máxima é de 30 mil. Albert Bates do comite internacional da GEN acredita em 15 mil ecovilas no mundo.

Salienta-se também que o número de pessoas envolvidas com uma dessas 15 mil ecovilas é de no mínimo 500 pessoas.

   

 

 

E que centenas de milhares de comunidades tradicionais ainda continuam a viver prósperamente apesar da grande pressão exercida pela globalização comercial.

Para se ter uma idéia a maior constituinte da GEN é uma de 40 anos em SriLanka - o movimento Sarvodaya - que inclui cerca de 12 mil vilas tradicionais

   

Projeto Kanobia

Projeto Kanobia

bottom of page