

Onde não encontramos água com facilidade, a reciclagem de água é uma alternativa muito boa. Em vários países, esta é uma prática corriqueira até em grandes cidades onde as casas tem abastecimento público.
A água de chuva não tem sais minerais, por isto devemos colocar algumas pedras no interior das caixas águas. Existem algumas técnicas simples para reter a sujeira que vem junto com as primeiras águas .
Os reservatórios tem que ter capacidade para armazenamento levando se em conta: índice pluviométricos mensal e necessidade de consumo diário.
Pode-se calcular o volume, em litros, de água captada multiplicando-se a área do telhado, em metros quadrados, pelo índice pluviométrico, em milímetros. Logo quanto maior o telhado, mais água poder-se-á captar.
Devido ao descarte das primeiras águas e variantes, calcula-se uma captação de 80% eficiente da água disponível. Logo, a formula se dá pela expressão: V=mm x M² x 0,8
A preciptação média anual de Lima Duarte é de 1500 mm por ano com um período de seca típico do clima temperado de altitude. Um metro quadrado, portanto, irá captar 1500 litros por ano.
A ecovila Kanobia tem um projeto de área coberta com cerca de 2 mil metros quadrados. Isso equivale dizer a uma captação anual de 3 milhões de litros d'água.
Uma medida importante, para um recurso vital.
Equipamento:
-
Separador de folhas - para evitar que folhas entrem no sistema;
-
Separador de fluxo - dispensa a primeira água que normalmente vem com impurezas;
-
Telhado com calha
-
Tanque de Armazenamento
-
Encanamento



Captação d'água das chuvas


Projeto Kanobia

Projeto Kanobia