

Aquaponia é um sistema fechado de recirculação de água, onde serão criados peixes em simbiose com plantas - cultivadas hidroponicamente. Se o nível dos resíduos dos peixes for alto, causa fatalidade aos mesmos, contudo, estes resíduos servem como nutrientes para o crescimento das plantas, que purificam a água, tornando-a saudável para os peixes.
Aquaponia é a criação de um ciclo completo em uma relação simbiótica – onde os peixes ajudam as plantas e as plantas ajudam os peixes. Na aquaponia, a água rica em nutrientes dos peixes é usada para fertirrigar as plantas no sistema hidropônico. Isso é bom para os peixes, pois as raízes das plantas e as rizobactérias retiram os nutrientes da água. Estes nutrientes – fezes dos peixes, algas e ração de peixe em decomposição – servem como fertilizante líquido para as plantas e iriam, em caso contrário, criar um ambiente tóxico no tanque dos peixes. Em troca o sistema hidropônico funciona como biofiltro – retirando amônia, nitrito, nitrato e fósforo –, e, então, a água limpa pode recircular de volta para os peixes. A bactéria nitrificante vive no cascalho em associação com as raízes das plantas fazendo um papel vital na reciclagem de nutrientes; sem esses microorganismos todo o sistema iria parar de funcionar.
Tanto peixes como plantas são complementares, como uma unidade, e não separados. A água do peixe é bombeada igualmente para os tanques de planta com um sistema simples de canos. Esta água alimenta as plantas - como os tomates, mamões, alface e outros –, então os tanques das plantas cheios de cascalho servem como filtro da água que retorna para os tanques de peixes por gravidade ou bomba. A água volta limpa e pronta para uso dos peixes, então o ciclo continua. Uma vez que o sistema começa, ele funciona muito bem, como se fosse um sistema natural.
A aquaponia não necessita da adição de fertilizantes químicos já que os resíduos dos peixes abastacem os tanques das plantas com o essencial: amônia, nitrato, nitrito, fósforo, potássio e micronutrientes além de alguns nutrientes secundários para uma planta hidropônica saudável.
O uso de pesticidas químicos além de desnecessário iria ameaçar gravemente a saúde dos peixes, que são sensíveis à qualidade da água. Aquaponia é, portanto, essencialmente uma forma orgânica de hidroponia.
As plantas crescem rapidamente com os nutrientes dissolvidos, que são excretados diretamente pelo peixe ou por uma ação microbial sobre os resíduos. Nos sistemas fechados de recirculação pouca troca de água é necessária (3% por dia), os nutrientes dissolvidos acumulam-se em concentrações similares as das soluções fertilizantes para hidroponia. O nitrogênio dissolvido, em particular, pode alcançar níveis altos, já que o peixe excreta nitrogênio em forma de amônia diretamente na água através das guelras. As bactérias convertem amônia em nitrito e depois em nitrato. Amônia e nitrito são tóxicos para os peixes, mas o nitrato é relativamente inofensivo e é a forma preferida de nitrogênio para as plantas em crescimento como as frutíferas.
Fontes Externas:
Aquaponia

Projeto Kanobia

Projeto Kanobia