

Esgoto é o termo usado pra caracterizar os despejos provenientes dos diversos usos das águas.
Os esgotos domésticos são uma parcela muito significativa dos esgotos sanitários. Apesar de variarem em função dos costumes e condições sócio econômico das populações, os esgotos domésticos têm características bem definidas.
Resultado do uso feito pelo homem em função dos seus hábitos higiênicos e de suas necessidades fisiológicas.
Os esgotos domésticos se compõem basicamente de: águas de banho, urina, fezes, restos de comida, sabão, detergentes e águas de lavagem.
Valores médios, na região de São Paulo, varia entre 130-170 litros de esgoto/dia por pessoa.
Composição:
Todo esgoto sanitário se compõe basicamente de 99,9% de água e 0,1% sólidos.
70 % de Sólidos Orgânicos (proteínas, carboidratos, gorduras)30% de Sólidos Inorgânicos (areia,sais e metais)
A água em si nada mais é que um meio de transporte das inúmeras substâncias orgânicas e inorgânicas e microrganismos eliminados pelo homem diariamente.Os sólidos são responsáveis pela deterioração da qualidade do corpo da água.
Diferenças entre águas cinzas e águas negras:
Águas Cinzas são águas servidas que foram utilizadas para limpeza,(tanques,pias,chuveiros).
Águas Negras são águas servidas que foram utilizadas nos vasos sanitários e contém coliformes fecais.
Normalmente encontramos, nos esgotos domésticos, organismos patogênicos tais como: vírus hepatite, poliomielite, febre tifóide, cólera, disenteria amebiana, ascaridíase, esquistossomose, leptospirose e disenteria bacilar.
Como podemos reciclar as águas servidas:
O processo de reciclagem é em certos aspectos bem simples, temos que criar uma alternância de ambientes com oxigênio e sem oxigênio.
Construir filtros com materiais porosos que irão limpar a água dos resíduos sólidos em suspensão, estes materiais porosos podem ter tamanhos diferentes para reter todos os tipos de sólidos em suspensão. A dimensão do filtro esta relacionada com a demanda de águas servidas.
Consociar com plantas aquáticas que irão ajudar na filtragem e limpeza da água.
Como funciona o processo:
O principal responsável pela decomposição de matéria orgânica é a bactéria, estes organismos unicelulares que podem se reproduzir em grande velocidade, a partir da matéria orgânica disponível.
Um grupo delas, as chamadas Aeróbicas, só vivem e se reproduzem em um meio que contém oxigênio molecular livre (atmosférico ou dissolvido na água).
As bactérias Anaeróbicas não necessitam de oxigênio livre e morrem quando estão em ambiente com oxigênio. Elas decompõem as substâncias orgânicas complexas dos esgotos (carboidratos,proteínas e gorduras) em materiais solúveis.
Em condições anaeróbicas,ocorre o seguinte processo: a matéria orgânica sedimentável se acumula no fundo da lagoa, formando uma camada de lodo, que sofre um processo de digestão anaeróbica, as bactérias produzem substancias solúveis, utilizadas como alimento dentro do ecossistema e que podem ser convertidas em gases como o dióxido de carbono, metano, gás sulfídrico e amônia.
O ambiente filtrantes ( brita, areia, pedriscos e terra ) é responsável pela remoção de grande parte da matéria orgânica como as gorduras e sabão. Quanto maior o numero de ambientes anaeróbicos e aeróbicos, maior será a eficiências do sistema de tratamento.
Um sistema de biorremediação d'água se compõe desta forma:
-
reservatório anaeróbico Séptico (um tanque com agua onde os dejetos irão sofrer ação das bactérias anaeróbicas e também separarmos as gorduras). Fazemos uma entrada para água na borda de cima do reservatório, Para a saída, temos que criar um sistema sifão, que capta a água uns 60 cm abaixo do nível da água de entrada. Esta é a nossa caixa séptica que irá separar o grosso da gordura. Como a gordura bóia, o nossa captação de água vai estar submerso 60 cm abaixo no nível dos canos de entrada e saída de água.
-
reservatório aeróbico (Filtro misto com brita e terra, junto a plantas aquáticas ou arroz. Tem função de captar sólidos orgânicos grossos, as plantas ajudam a filtrar a água e a limpar as britas, a terra vai reter o sabão). Neste reservatório, colocamos brita, areia e terra em camadas de 10 cm. Temos que deixar um bom espaço ( 40 cm) da borda de cima até a superfície do nosso leito filtrante ( brita, areia e terra) para o acumulo de água que pode ocorrer quando a demanda de água for maior que o tempo de filtragem.A saída d água e feita pelo fundo do reservatório. Podemos plantar arroz e plantas aquáticas como junco e lírio para ajudar na filtragem.
-
reservatório anaeróbico com plantas( tanque com agua e plantas aquáticas)No terceiro reservatório, podemos criar um pequeno lago ornamental para o jardim. Temos que cavar um pequeno buraco de 1,5-2m de diâmetro e aproximadamente 50 cm de profundidade. Cobrimos a superfície deste buraco com lona plástica. Antes porem, temos que livrar a superfície de raízes ou pedras pontiagudas que possam furar o plástico. Colocar um pouco de areia pode ajudar nesta operação.A seguir, colocamos um pouco de brita no fundo do lago com cuidado para não furar a lona plástica. Nestas britas colocamos plantas aquáticas de varias espécies tipo: lírios do brejo, juncos e aguapé. É importante ter aguapés, eles são muito eficientes como filtros naturais. Nas bordas podemos colocar terra e algumas pedras, e plantamos flores e plantas.Pode-se colocar alguns peixes neste lago, os peixes comem matéria orgânica em suspensão na água.Em uma das extremidade do lago podemos criar uma praia feita de areia e brita, nesta praia colocamos um cano ( ladrão de água) e conectamos com o terceiro reservatório que terá água reciclada para uso.
-
reservatório aeróbico Filtro misto (filtro misto com areia, terra,brita e pedriscos e plantas aquáticas)5. reservatório anaeróbico Agua reciclada (tanque onde teremos a água para se reutilizada)
O primeiro reservatório deve ser colocado em local ventilado e tampado, o processo anaeróbico produz gases de mal cheiro.Os aguapés se reproduzem rapidamente, de tempos em tempos , devemos retirar o excesso.O sistema de tratamento de águas cinzas esta criado: esta água já pode ser usada em limpeza , descarga de banheiro e irrigação do jardim.







Biorremediação
As bananeiras gostam de solos bem úmidos e ricos em mateira orgânica, podemos utilizar a bananeira como nosso filtro natural.
O Sistema é bem simples, compreende em despejarmos as águas servidas da privada em uma fossa séptica ,e depois lança-la em um buraco com britas e terra em cima, rodeado de Bananeiras e plantas que gostam de solo úmido, (o lírio é também um excelente filtro), elas irão aproveitar da água e os nutrientes do nosso banheiro, este sistema pode ser usado para irrigação das plantas do jardim e arvores .
Círculo de Bananeiras




Projeto Kanobia

Projeto Kanobia