

Quando nos deparamos com uma área degradada e temos a necessidade de produzir alimentos para o nosso sustento ou simplesmente recuperar o local, a compostagem é a melhor pedida.
Por exemplo, um local escolhido era uma área totalmente degradada, com solo pedregoso e compactado por anos de criação de gado. O composto foi uma das formas encontradas para se, rapidamente, recondicionar este solo para a indispensável sobrevivência dos novos habitantes do local.
A decomposição da matéria orgânica é um processo dinâmico e constante. Dentre os microorganismos principais encontramos os fungos, as bactérias e os actinomicetes que existem em abundância no solo e se alimentam da matéria orgânica, porém estes seres só conseguem se alimentar da matéria orgânica na relação carbono/nitrogênio de 30/1.
No processo da compostagem tentamos acelerar e “controlar” esta decomposição e obter o resultado esperado: um solo rico ideal para o cultivo de alimentos, criação de mudas no viveiro, jardinagem, entre outros.
De que forma?
-
É importante equilibrar os materiais disponíveis de forma a mais ou menos atingir a proporção C/N de 30/1.
-
A decomposição é aeróbia, ou seja, realizada por microorganismos que necessitam de ar para sobreviver.
-
Como quaisquer seres vivos, estes microorganismos necessitam de água, é importante manter a leira de composto úmida.
A compostagem é uma boa forma de reciclar resíduos, sejam eles em pequena escala como os restos da cozinha, da horta, da capina, das podas, esterco de pequenos animais, etc, ou sejam eles em grande escala, como resíduos industriais em largas usinas de compostagem.
Quase que um processo mágico, o processo da compostagem dá as melhores condições ao solo, condições físicas, químicas e físico-químicas ideais. Disponibiliza nutrientes, dá as condições de que a planta precisa para absorve-los, corrige a acidez do solo, aumenta a microvida do solo, propicia boa aeração e drenagem, cria o ambiente adequado para insetos e pequenos animais benéficos para as plantas, e muito, muito mais!
A compostagem pode ser feita em pequenos espaços como fundos de quintal, varandas, pequenos jardins e até mesmo em apartamentos.
Reconhecendo materiais que sejam ricos em Carbono e materiais que sejam ricos em Nitrogênio fica fácil começar a compostar.
Fontes de Carbono: palha, folhas, serragem, galhos, capim, etc.Características: Qualquer material seco, fibroso, de lenta decomposição e sem cheiro forte.
Fontes de Nitrogênio: esterco em geral, urina, soro de leite, sangue, vísceras, restos de peixe, algumas plantas aquáticas.Características: materiais de cheiro forte, rápida decomposição, geralmente úmidos.

Compostagem

Projeto Kanobia

Projeto Kanobia