top of page

A energia que vem do sol pode ser aproveitada das mais diversas formas, as habitações podem ser construídas com materiais isolantes e não necessitam de gastos com refrigeração ou aquecimento.

 

Desidratamos alimentos em fornos solares que se aproveitam do princípio do efeito estufa.

 

A água quente para o banho é aquecida em coletores solares que funcionam por termocifonamento.

 

Grande parte da energia elétrica                       consumida pode ser gerada em              placas fotovoltáicas que                              transformam a luz do sol em                       corrente elétrica.

 

Em 1m² de área irradiada pelo sol                          existe um potencial equivalente           a 1Kw/h de energia elétrica.

 

Energia Solar

Placas Photovoltaicas

            A luz do sol pode se converter numa fonte de eletricidade extremamente abundante, renovável e gratuita, através das placas fotovoltáicas. Ao contrário dos coletores para aquecimento de água, que se aproveitam do calor do sol, os painéis solares convertem a luminosidade em corrente elétrica. As placas são constituídas de células fabricadas com cristais de sílica e outros componentes formando uma superfície sensível a luz. Quando os fótons atingem as células das placas, uma pequena corrente elétrica é gerada nas moléculas de sílica.

 

            Os painéis solares geram eletricidade em 12 volts corrente

contínua, que fica armazenada nas baterias para o uso posterior.

A corrente elétrica de um painel não é suficiente para a ligação

de qualquer aparelho, mas acumulada ao longo do dia é uma fonte

abundante e confiável.

 

            Com a ajuda de um inversor é possível continuar a usar os mesmos equipamentos 220 volts encontrados no mercado. A energia em 12 volts corrente contínua é mais segura, mais simples e não existe o perigo de choques elétricos letais. As placas fotovoltáicas no Brasil têm um custo ainda muito elevado, mas aceitando-se o fato de que um sistema independente dispensa a conta de luz, o valor investido é compensado  através da economia. Devido ao seu alto padrão de qualidade a durabilidade de uma placa solar ultrapassa a marca dos 20 anos.

           Sistemas fotovoltáicos não geram resíduos nem ruído, nem qualquer outro tipo de poluição e se aproveitam de um espaço geralmente ocioso quando instalados sobre um telhado.

 

Vantagens:

 

  • independência da rede elétrica

  • durabilidade

  • baixa manutenção

Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC)

           O aquecedor solar de baixo custo se utiliza de um mesmo princípio: o termocifonamento; porém o grande diferencial do sistema está no custo e na facilidade da montagem. Os modelos convencionais são construídos utilizando encanamentos de cobre e corpo de alumínio, e a água quente fica armazenada num boiler sob pressão.

 

         O sistema foi desenvolvido pela ONG "Sociedade do Sol", a sua montagem é simples e rápida, e o custo reduzido. Seus componentes são encontrados na maioria das lojas de materiais de construção do país, um sistema para uma família de cinco pessoas pode ser montado em um fim de semana.

 

        No modelo simples os coletores são feitos com placas de forro de PVC, facilmente encontradas e normalmente utilizadas em divisórias de escritório. Cada coletor tem a capacidade de aquecer de 80 a 100 litros de água por dia, numa temperatura que gira em torno de 60 graus Celsius. No modelo comercializado os coletores são feitos por meio de solda térmica e são fabricados utilizando-se de placas alveoladas de polipropileno. O reservatório de água quente deve ser termo-isolado com materiais como a palha, serragem, colchões, papelão, plástico bolha.

 

​Vantagens:

 

  • baixo custo de investimento

  • fácil produção

  • redução de até 60% da conta de energia elétrica

Calor Concentrado

A luz solar pode através das lentes Fresnell concentrar a luz do sol em um foco onde é captado muito calor. Disso se resulta muitas possibilidades, desde cortes em materiais como vidro até o aquecimento de ambientes.

 

Veja o vídeo:

 

Fogão Solar

Indiretamente

Projeto Kanobia

Projeto Kanobia

bottom of page